"Cantiga Pra Ninar Meu Namorado" (1994) - Fatos&Fotos

Com a abertura de seu escritório em Portugal, a agenda de shows cresceu muito por lá, o que fez com que Fafá, durante o ano de 1994, ficasse muito mais em Portugal do que no Brasil. A concepção de "Cantiga Pra Ninar Meu Namorado" teve seu início em seus shows realizados em Portugal entre os meses de janeiro e fevereiro. A Sony tinha urgência de lança-la e o disco deveria ter chegado às lojas no final de abril, porém, a inclusão de "Poeira de Estrelas" (Stardust - Mitchell Parish/Hoagy Carmichael - Versão: Fafá de Belém/Pedro Monteiro), feita de última hora, acabou atrasando o lançamento do disco. 

Originalmente o disco teria 12 faixas. "Poeira de Estrelas" foi uma versão que Fafá havia feito, em parceria com Pedro Monteiro, pois participaria de um show que o cantor americano Willie Nelson faria aqui no Brasil. Porém, por uma questão de gravadora, isso não acabou ocorrendo. Foi quando o produtor Mariozinho Rocha a procurou e pediu para que Fafá gravasse a música, pois a queria como tema do casal Otávio Jordão (Antônio Fagundes) e Dinah (Cristiane Torloni) protagonistas da novela "A Viagem", que foi exibida pela Rede Globo as 19 horas. Por conta disso, "Cantiga..." chegou às lojas no final do mês de maio.

No dia 11/04/1994, estreou, pela Rede Globo de Televisão, no horário das 19hr, a novela "A Viagem". A música "Poeira de Estrelas" (Stardust - Mitchell Parish/Hoagy Carmichael - Versão: Fafá de Belém/Pedro Monteiro), gravada por Fafá de Belém, fez parte da trilha sonora do folhetim. Ouça:

Na segunda quinzena do mês de maio de 1994, chegou às lojas "Cantiga Pra Ninar Meu Namorado", 16º disco de Fafá de Belém. O disco seguia a linha de "Doces Palavras", mas, por ser um trabalho mais voltado para o acústico, tem uma sonoridade melhor.

Destaque para as músicas: "Todo Dia" (César Augusto/Piska), "O Homem Que eu Amo" (César Augusto), "Grão de Areia" (César Augusto/Reinaldo Barriga), "Cantiga Pra Ninar Meu Namorado" (Elias Jabur/José Carlos Nasser), "Poeira de Estrelas" (Stardust - Mitchell Parish/Hoagy Carmichael - Versão: Fafá de Belém/Pedro Monteiro), "Tenho Pressa" (Leonardo) e "Coração de Sapê" (Cecílio Nena/Nicéas Drumont).

Ou seja, o disco é muito bom, mas, aqui no Brasil, não alcançou o mesmo resultado dos anteriores. Já em Portugal o disco foi muito bem aceito. A verdade é que, após ter lançado os ótimos "Meu Fado" (1992) e "Do Fundo do meu Coração" (1993); o público da cantora esperava um trabalho popular, mas com arranjos mais sofisticados e letras mais bem elaboradas. A própria Fafá declarou, tempos depois, que gostava do disco, que o achava bonito, mas, equivocado. 

"Cantiga pra Ninar meu Namorado" teve lançamento simultâneo no Brasil e em Portugal. No mês de junho Fafá concentrou a divulgação no Brasil e à partir de julho foi para Portugal, onde ficou a maior parte do ano.

"Cantiga Pra Ninar Meu Namorado" (1994) - Capa

"Cantiga Pra Ninar Meu Namorado" (1994) - Contracapa

Encarte: Pôster, Músicas e Ficha Técnica

Imprensa Brasil

Imprensa Portugal

Ouça o disco:

A música que puxava o disco no lançamento de "Cantiga Pra Ninar Meu Namorado" foi "Todo Dia", que teve uma forte divulgação nas rádios e nos principais programas de TV da época, tais como: "Domingão do Faustão", "Programa da Hebe", "Viva a Noite" e "Domingo Legal" (Gugu Liberato", entre tantos outros. Por uma questão de disponibilidade e qualidade de imagem/áudio, e com a ajuda de Waleska Alves, escolhemos a apresentação no programa "Xuxa Park Hits", exibido na Rede Globo em 04/06/1994. No segundo vídeo, uma entrevista com Fafá de Belém, na qual ela fala sobre o seu novo trabalho. Assista:

No dia 05/07/1994, foi ao ar pela Rede Globo, o programa "Som Brasil" com a dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano. No programa, que foi gravado em 14/06/1994 na cidade de Indaiatuba (Interior de São Paulo), a dupla recebeu vários convidados. Fafá de Belém esteve presente e cantou: "Todo Dia", "Romaria" (Em parceria com os anfitriões sertanejos) e encerrou sua participação com "Nuvem de Lágrimas". Assista:


Em meados de agosto de 1994, Fafá de Belém foi para Portugal onde cumpriria uma extensa agenda de shows. Seu disco estava fazendo o maior sucesso e "Bandoleiro" foi o grande hit do verão português!  Ouça:

No final de setembro, a música "O Homem que eu Amo" (César Augusto) invade as FMs populares de todo o país. Ouça:

No dia 05/10/1994, Fafá de Belém foi uma das atrações do "Programa Livre" (SBT). Cantou o já sucesso "O Homem Que eu Amo" (César Augusto) e "Bandoleiro" (César Augusto/Fafá de Belém). Assista:

No dia 18/10/1994, foi ao ar, pela Rede Globo, o programa "Terça Nobre" cuja atração era um show da dupla Leandro e Leonardo. Fafá de Belém foi uma das convidadas. Fafá cantou o já sucesso "O Homem que eu Amo" e no final do programa voltou ao palco para cantar a música "Índia" (Manuel Ortiz Guerrero / José Asunción Flores - Versão em Português: José Fortuna) em parceria com: Leandro e Leonardo, Rosana e Roberta Miranda. Assista a um trecho deste especial:

Nas festas de final de ano, Fafá esteve presente nas festividades televisivas. No dia 19/12/1994 participou do especial de Natal do programa da Hebe, no SBT, onde cantou "Bandoleiro". Assista:

No dia 31/12/1994, Fafá também participou do Réveillon do Faustão, Rede Globo.


E assim, terminamos o período "Cantiga pra Ninar meu Namorado". Depois de um ano fazendo muitos e bem-sucedidos shows em Portugal, Fafá estava de volta. Terminou o ano entusiasmada com a show que estrearia em janeiro de 1995, show este que na verdade seria a gravação do seu próximo disco, "Fafá ao Vivo". Desde o show "Do Fundo do Meu Coração", percebe-se que a cantora estava querendo resgatar a sua carreira. Queria rever o seu percurso, mas parece que algo, ou alguém, estava represando essa pororoca chamada Fafá de Belém. Se tinha, não seria por muito tempo; 1995 seria o ano de mudanças extremas tanto na carreira quanto na vida pessoal da cantora, como veremos mais adiante.

Terminamos então, com uma linda canção deste disco, que por uma grande falha do departamento comercial da Sony, não chegou às rádios. "Coração de Sapê" (Cecílio Nena/Nicéas Drumont). Ouça:

Foto Fundo: Frederico Mendes


Texto Narrativo: Claudinei Sampaio

Seja um fã colaborador! Você tem uma matéria deste período e não está aqui? Faça um Scanner da matéria e envie para: contato@fafadebelemarquivo.com.br  com o assunto "Material 1994". Seu nome será citado como doador(a) do material.

Voltar ao Topo - Início - Anos 1990 - Trajetória