<<<Voltar   "Coração Brasileiro" - 1998/2000 - "Fatos&Fotos" 

Após fazer o réveillon do Casino da Póvoa de Varzim, Fafá aproveitou para tirar uns dias de férias pela Europa. Durante os meses de janeiro e fevereiro, fez a divulgação de "Coração Brasileiro" em Portugal, que já havia conquistado o disco de ouro (foto) e posteriormente o de platina naquele país. Fafá trabalhou uma parte do carnaval 1999 em Portugal, e o último dia da festa, reservou para se divertir em Salvador (BA). Abaixo, um trecho de umas das várias entrevistas que concedeu para as TVs. Portuguesas na divulgação de "Coração Brasileiro", que aliás, não obteve o mesmo sucesso aqui no Brasil.

Fafá de Belém entrevista no programa do Júlio Isidro (Portugal) - Parte 1

Fafá de Belém entrevista no programa do Júlio Isidro (Portugal) - Parte 2

Revista "Caras" - Edição 270 - Nº 02 - 08/01/1999

Texto: Patrícia Negrão

Fotos: Roberto Jayme

Como já dissemos, Fafá de Belém animou o carnaval português, e o aqueceu também, já que era inverno na Europa. No último dia, voou direto para Salvador onde participou do "Arrastão da Timbalada" que ocorreu na quarta-feira de cinzas. Ao lado, vídeo do carnaval em Portugal (A edição do vídeo não está muito boa) e abaixo, as matérias sobre o carnaval na Bahia.

No dia 10/05/1999, estreou, pela Rede Globo de Televisão, a novela "Força de um Desejo". Fafá gravou, exclusivamente para a trama, a música "Doce Prisão" (Danilo Caymmi/Dudu Falcão). A canção era o tema romântico de Olívia (Claudia Abreu) e Mariano (Marcelo Serrado). Ouça:

Enquanto "Coração Brasileiro" não repetia no Brasil o mesmo sucesso do disco anterior (Pássaro Sonhador), em Portugal já era disco de platina. Naturalmente, o sucesso do disco fez com que a cantora ficasse entre Brasil e Portugal, ficando mais nas terras d'além mar.

O sucesso de "Coração Brasileiro" em Portugal era tão grande, que Fafá assinou contrato com a Warner Francesa, com a promessa de que seu último trabalho seria lançado na França no mês de agosto daquele ano.

Assista ao programa na integra: 

No dia 14/05/1999, foi ao ar, pela Rede Record, o programa "Amigos e Sucessos". O programa, dirigido por Eddy Newton, tinha o mote de colocar os artistas convidados em situações que nunca aconteceriam num show. Fazer com que o telespectador "bisbilhote" a intimidade do ídolo. Uma equipe de gravação do programa viajava por todo o Brasil para gravar depoimentos e o cantor indicava amigos para que fossem gravados encontros interessantes. Eram mostrados detalhes da infância do personagem-tema e trazidos amigos com quem ele não fazia contato há tempos. "Não revelamos nada para que o convidado fique surpreso de verdade", diz o diretor.

Newton não concordava com a ideia de que cantores não deviam apresentar programas. "Qualquer pessoa pode se tornar um bom apresentador, é preciso apenas garimpar essa aptidão. Se eu achasse que cantores não deviam apresentar não faria esse programa." Afirmava. (Fonte: Folha de São Paulo - 23/05/1999)

A edição de "Amigos e Sucesso" apresentado por Fafá, fez tanto sucesso que, atendendo à pedidos, foi reprisado nos dias 23 e 30/05/1999.

Após fazer a abertura da etapa da Formula Indy, no Rio de Janeiro; Fafá rumou para Portugal onde fez um belíssimo show na Festa Estudantil na região de Açores (Veja matéria baixo), além de se apresentar nos principais programas da TV. Portuguesa.  

Assista abaixo uma das apresentações de Fafá de Belém na TV. SIC, Portugal.

Enquanto isso, Fafá de Belém recebia o Prêmio Sharp de Melhor Cantora, fazendo um par perfeito com o Melhor Cantor: Roberto Carlos. 

A música "Mais e Mais" começa a tocar nas rádios. Nas FMs populares do Rio de Janeiro e São Paulo, a canção fica entre as 10 mais. Fafá, que estava ficando muito mais em Portugal, afinal, "Coração Brasileiro" estava sendo um enorme sucesso por lá, vem ao Brasil para participar de alguns programas televisivos e alguns outros eventos. Assista a uma das apresentações de Fafá de Belém na TV. Brasileira na divulgação de "Mais e Mais" (Michael Sullivan/Paulo Ricardo):

Em junho de 1999, Fafá voou para Paris para fazer divulgação de "Coração Brasileiro" naquele país. Foi uma rápida passagem na capital francesa, já que a agenda de shows em Portugal estava lotada. Fafá foi a grande estrela daquele verão português e a música "Margarida Perfumada" (Carlinhos Brown/Cícero Meneses) o grande hit. 


No dia 10/08/1999, Fafá havia completado 43 anos de idade no dia anterior; aconteceu no Metropolitan (RJ), a gravação do especial "Tributo a Tim Maia". O evento, produzido pelo canal Multishow, contou com a participação de grandes nomes da nossa música. Fafá cantou "Canário do Reino" (Zapatta/Carvalho). 

CD/Imprensa

Na busca de repetir o mesmo sucesso do ano anterior e dar continuidade à construção de novos Centros de Reabilitação para atender a uma demanda crescente, a AACD promoveu entre os dias 17 e 18 de setembro de 1999, o segundo Teleton. Desta vez, a maratona teve maior apoio da imprensa, sendo gerada a partir dos estúdios da TV Cultura. A emissora pública transmitiu as quase 27 horas de programa de maneira integral, o SBT transmitiu cerca de 20 horas da maratona, a Band transmitiu o Teleton durante a madrugada de sábado e a Rede 21 transmitiu a última hora de programa. Sílvio Santos e Hebe Camargo foram novamente os apresentadores.

Entre as atrações musicais, estiveram presentes: Ana Carolina, Arnaldo Antunes, Art Popular, Capital Inicial, Crystian e Ralf, Daniel, Fábio Jr, Fafá de Belém, Família Lima, Jair Rodrigues, Latino, Lenine, Los Hermanos, Maurício Manieri, Grupo Molejo, Mulekada, Os Travessos, Pepê e Neném, Rick e Renner, Roberta Miranda, Sandra de Sá, Sérgio Reis, Só Pra Contrariar, Roupa Nova, Daniela Mercury, Vania Abreu, Zezé Di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Dominguinhos, Tiririca, entre outros. A campanha é um sucesso e mais uma vez atinge a sua meta. Com o dinheiro arrecadado, é construída a unidade da AACD em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e ampliado o Hospital Abreu Sodré, com mais salas cirúrgicas. Abaixo, pequeno trecho da abertura do Teleton 1999, com Fafá de Belém e as crianças da AACD:


No dia 06/10/1999, a cantora Amália Rodrigues veio a óbito. Amália foi uma cantora, atriz e fadista. Era, e ainda é, aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Foi sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres. Fafá, que a conheceu pessoalmente, ficou desolada.

Em outubro de 1999, Fafá de Belém cumpre uma "maratona religiosa". Em sua terra, Belém, a cantora seguiu a procissão do Círio de Nazaré a pé - cerca de 30 km, depois foi para o Rio de Janeiro onde participou do show "Em Nome do Pai". A apresentação de Fafá, cantando a "Ave Maria" foi considerado o ponto mais emocionante do evento.

E chegamos aos anos 2000. Em janeiro Fafá ficou surpresa com um anuncio feito por uma montadora. No anuncio, um novo modelo de carro, fazia uma alusão a cantora. Fafá tentou um acordo amigável, o que não foi possível. Fafá entrou então com uma ação na justiça, ação essa que foi ganha por ela em 2001.

Todos os discos gravados por Fafá nos anos 1970/80 já haviam sido relançados em CD, exceto o disco "Salinas" (1983). Finalmente, em janeiro de 2000, a Som Livre o relançou, para a nossa alegria.

De janeiro até final de março, Fafá ficou muito mais em Portugal do que no Brasil. "Pirilampo" e "Margarida Perfumada" eram grandes sucesso na terrinha, a primeira inclusive foi premiada pela "Rádio Nacional" na categoria música do ano. 

Fafá de Belém já estava em faze de produção do seu próximo CD, "Maria de Fátima Palha Figueiredo". Para finalizar esse período, relatamos aqui três importantes eventos para o currículo da cantora. No mês de abril Fafá participou do "PercPan 2000", das festas comemorativas referente aos 500 anos do descobrimento do Brasil e também marcou presença no CD "Jorge Amado - Letra e Música", onde gravou a faixa "Capitães de Areia" (Jorge Portugal/Jarbas Bittencourt).

O Panorama Percussivo Mundial (Percpan) é um festival de música realizado anualmente em Salvador desde 1994, dedicado especialmente a músicos que exploram instrumentos de percussão. O evento foi concebido pela antropóloga Beth Cayres, depois de assistir a festivais em diversos países. Já na primeira edição do evento, ela conseguiu reunir no palco do Teatro castro Alves, em Salvador, músicos do porte de Harmonites Internacional Steel Orchestra (Antigua), Karnataka (Índia) e os brasileiros Naná Vasconcelos, Carlinhos Brown e Olodum, sob a direção musical de Arrigo Barnabé. No ano seguinte, Naná Vasconcelos assumiu a direção musical. Em 1996, Gilberto Gil se uniu a Cayres na organização do evento.

Fafá de Belém participou do "PercPan 2000". Inicialmente a cantora iria misturar a percussão típica do Pará com a batida do grupo "Tambores do Mar" (Portugal). Porém, por essas coisas do Showbusiness, acabou não dando certo e a cantora fez uma belíssima apresentação acompanhada do grupo de crianças pernambucanas, "Flor do Mangue", grupo criado por Naná Vasconcelos. O evento ocorreu no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA) entre os dias 12 a 16/04 e no Teatro Alfa, em São Paulo nos dias 19 e 20/04/2000. Devido a gravação de seu próximo CD (Fafá entrou em estúdio no dia 15/04), não participou da edição do evento que ocorreu em Paris.

Vídeo com depoimentos de: Fafá de Belém, Gilberto Gil e Naná Vasconcelos sobre o evento

Imprensa


Em abril de 2000, o Brasil comemorou 500 anos do seu descobrimento. Para comemorar, ocorreram em todo o país vários shows, palestras, mostras de artes em geral. Fafá de Belém esteve presente nas comemorações e no dia 21/04/2000 apresentou um grandioso show de fados no Garden Hall (RJ).

Em abril de 2000, chegava às lojas o CD "Jorge Amado - Letra & Música". O CD era um projeto da Secretaria da Cultura e Turismo do estado da Bahia. Roberto Sant'ana (o produtor que descobriu a Fafá), era o coordenador geral de produção e contava com: Paulinho Andrade, Tom Capone, Plínio Profeta, Humberto Barros, Jorge Cardoso e Plínio Luís como produtores convidados

Fafá participou com a faixa "Capitães de Areia" (Jorge Portugal/Jarbas Bittencourt).

CD Capa/Encarte/ Imprensa

Ouça a música:

E assim, encerramos o período "Coração Brasileiro". Como já disse anteriormente, Fafá entrou em estúdio para gravar "Maria de Fátima Palha Figueiredo" no dia 15/04/2000. Desde "Pássaro Sonhador" que a cantora vinha saindo do óbvio e surpreendendo seu público, o que não seria diferente nesse seu novo trabalho, como veremos adiante.

E para encerrar, "Mar de Estrelas" (Ramon Cruz), na minha opinião uma das melhores músicas do disco, com forte apelo radiofônico, mas que a gravadora não se ligou.

Texto Narrativo: Claudinei Sampaio

Seja um fã colaborador! Você tem uma matéria deste período e não está aqui? Faça um Scanner da matéria e envie para: contato@fafadebelemarquivo.com.br com o assunto "Material 1998". Seu nome será citado como doador(a) do material.

<<Voltar para a primeira parte

Voltar ao Topo - Início - Anos 1990 - Trajetória